Blog do Delemon

ULTIMA HOMINIS FELICITAS EST IN CONTEMPLATIONE VERITATIS

Pilulas de sabedoria



Dia da Toalha chegou! {2 Comentários}

sábado, maio 23, 2009 por em: ,

Isso aí pessoal! Como prometido, vim fazer um post “promocional” e um pouco mais explicativo sobre o Dia da Toalha. E pra começar digo: preparem suas toalhas que hoje 23 de maio, faltam somente DOIS DIAS para a homenagem a Douglas Adams. Comemorar o dia da toalha é você andar pra cima e para baixo com sua toalha de estimação (ou não) no dia 25 de maio, tirar fotos, comentar, conversar sobre, comer salgadinhos e ser nerd até à espinha.

Porque nerd? Primeiro: porque Douglas Adams foi autor da série de livros: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, uma série de 4 + 1 livros o.O que trataram da viagem no espaço com extremo humor nonsense e ao mesmo tempo com críticas pontuais à sociedade e suas instituições. Além de fazer rir, faz pensar se assim quiser o leitor. Em 2001, o escritor britânico falece e a cultura nonsense (que tem Monty Python em seu currículo) perde muito; sobre o Dia da Toalha, a amiga Wikipédia diz:

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

E assim desde então, há 8 anos comemora-se, com uma toalha a tiracolo – alguns pintam um grande 42 nela – e vivem suas vidas normalmente! Ou não!

fightDia da Toalha 2007

Sobre o 42 só posso dizer que é resposta para a vida, o universo e tudo mais! Afinal é isso que o Guia diz. Sobre a toalha, o meu guia traz, nas páginas 36-37 o seguinte:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;

Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.

Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

[…]

hehehe (12) Aquecido pela toalha antes do jogo de futebol e companhia durante a sessão de videogame

O Segundo ponto de porque dia 25 é dia de ser nerd até a espinha: Foi no glorioso ano 2730 Ab Urbe Condita ao 25° dia do mês de Maio que foi lançado Star Wars. O filme que revolucionou a ficção científica, o cinema, as espadas e O MUNDO. É enfim, o Dia do Orgulho Nerd!

Só digo o seguinte: segunda feira, pegue uma toalha, e vá para onde quer que precise ir com uma toalha. Será divertido =)

Artigos relacionados



| edit post

2 Comentários sobre "Dia da Toalha chegou!"

Francisco em 23 de maio de 2009 às 16:00

Ah, pode acreditar. Na 2a feira pela manhã, lembrarei de Douglas Adams.
Primeiro, pelo post, e segundo, porque é o dia em que sou encarregado de levar as toalhas usadas pela família durante a semana até a lavanderia.
Sairei não com uma, mas várias toalhas a saudar "O Dia da Toalha".
Um abração.

 

Anônimo em 23 de maio de 2009 às 18:30

vou tirar uma foto de toalha haha